Na manhã desta quarta-feira (2), durante a IFA 2015, evento que acontece em Berlim, o CEO da Sony Kazuo Hiraio foi ao palco apresentar o Xperia Z5, o mais novo flagship da companhia japonesa que deverá substituir o Z3+ e fazer com que ela volte aos eixos na competição por smartphones de alto custo. Além dele, a fabricante também trouxe duas variantes para o mercado: Xperia Z5 Compact, de tamanho reduzido, e o Xperia Z5 Premium um dispositivo com hardware mais potente do que o modelo tradicional.
A empresa promete que a câmera do Xperia Z5 seja uma das mais desejadas da atualidade com um sensor 1/2.3 Exmor RS de 23 megapixels com lente F2.0 G que, segundo a empresa, tem o autofoco mais rápido do mundo, precisando de apenas 0,03 segundos para focar em algum objeto. Ela também cita que a câmera do Z5 é capaz de capturar belas imagens mesmo em lugares com baixa luminosidade e sem perder a qualidade.
A função Clear Image Zoom de 5x também merece destaque neste lançamento pois possibilita o zoom digital de até cinco vezes mantendo a qualidade de imagem como se estivesse capturando uma foto com zoom ótico.
Dentre outros recursos de câmera, a Sony também adicionou a tecnologia de vídeo Steady Shot com a função Intelligent Active Mode, que traz estabilização melhorada na hora de fazer vídeos em movimento – correndo, andando de bicicleta ou skate e afins. Com a função, o aparelho também se torna capaz de gravar vídeos em 4K.
A câmera frontal do aparelho traz um sensor Exmor R de 5 megapixels e uma lente de 25 milímetros de grande ângulo.
Quando se fala em capturar imagens em locais de baixa luminosidade, a Sony promete qualidade superior a outros smarpthones tanto em fotos quanto em vídeos. Em fotos, o celular é capaz de atingir o ISO12800, enquanto que em vídeos ele é capaz de atingir o ISO3200.
Pequenas melhorias de hardware
Ao contrário do esperado, a Sony optou por não trazer tantas melhorias no hardware do seu mais novo flagship. Ela deixou de lado todos as opções que haviam sido citadas durante os rumores e optou por não transformá-lo em um "monstro" ao lado do modelo anterior (Z3+).
Confira logo abaixo as principais especificações do Xperia Z5:
- Processador: Qualcomm Snapdragon 810 64 bits de oito núcleos
- GPU: Adreno 430 (a mesma utilizada no Xperia Z3+)
- RAM: 3GB
- Memória: 32GB de armazenamento interno expansível via cartão microSD de até 200GB
- Tela: 5,2 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e densidade de 423ppp
- Câmera: 23 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal)
- Biometria: leitor de impressões digitais no botão de energia
- Bateria: 2900mAh que pode durar até 2 dias em uso graças ao modo Stamina*
- Adicionais: certificação IP65/68 (à prova d'água), NFC, 4G/LTE
- Software: Android Lollipop com interface da própria Sony
Smartphones já são a principal tela para os consumidores. Os usuários já criam, compartilham e desfrutam da maior parte de seus conteúdos através do smartphone, então o objetivo da Sony é trazer as mais recentes inovações em câmera, design e display para garantir que a série XperiaTM Z5 seja a melhor plataforma possível para essas experiências diárias dos consumidores. — Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile no Brasil.
Design ergonômico e leitor de impressão digital na lateral
Não somente a câmera recebeu tratamento vip na nova geração de smartphones de alto custo da Sony, mas também o design do aparelho. A empresa continua com a ideia de manter uma estrutura de metal na parte traseira (chamada de frosted glass) que consiste em um acabamendo em vidro fosco. Com isto, a Sony consegue trazer para toda a linha Xperia Z5 (Compact e Premium inclusos) a certificação IP65/68, que garante resistência à água sem tampa protetora na porta USB.
E a Sony também resolveu fugir um pouco do comum neste novo modelo ao adicionar um sensor de impressão digital no botão de energia/power, diferente de uma série de outros modelos que trazem o sensor no botão Home. Com ele é possível cadastrar até cinco digitais diferentes.
Com o leitor biométrico localizado na lateral do aparelho, no botão Power, a Sony consegue trazer aos usuários mais conforto na hora de desbloquear o smartphone – como exibido no início do vídeo no topo deste artigo. Ela leva o conceito de que o botão de energia precisa estar na lateral para facilitar o manuseio do aparelho de tamanho grande, mas também não deixa de lado o quesito ergonomia na hora de utilizar o recurso biométrico, o que vem a ser algo bastante confortável para quem está entrando agora na linha Xperia Z.
Preço e disponibilidade
Infelizmente, até o momento em que este artigo era escrito a Sony não havia comentado preço ou disponibilidade do Xperia Z5 à nível global. A empresa também não confirmou quando os produtos chegarão ao país, assim como seus respectivos preços.
*Informações cedidas pela própria Sony.
Este artigo está em desenvolvimento e será atualizado com novas informações.
0 Comentários: